
O número de homicídios dolosos (quando há intenção de matar) ocorridos na Bahia em 2011 foi 5,5% menor do que o registrado no ano anterior. Foram 4.632 casos no ano passado contra 4.900 ocorrências em 2010. O balanço foi anunciado na quinta-feira pela Secretaria da Segurança Pública (SSP).
"Fora a questão percentual, tivemos 268 vidas preservadas. Consideramos uma vitória, já que revertemos uma tendência dos últimos dez anos, que era o aumento no número de homicídios a cada ano. Mas não estamos em clima de comemoração. Temos muito o que fazer", disse Maurício Teles Barbosa, secretário de Segurança.
Por outro lado, as estatísticas divulgadas na quinta-feira apontam acréscimo nas ocorrências de tentativas de homicídio, entre 2010 e 2011. No âmbito estadual, o crescimento é de 14,1% (passando de 2.986 a 3.407), mas chega a 28,4% se consideradas apenas as ocorrências registradas em Salvador (776, em 2010, para 997 em 2011).
Roubos
Conforme a SSP, houve também queda nos índices de roubos a residências (-4,5%), roubos a transeuntes (-1,7%) e furtos de veículos (-10,7%) no Estado. "Temos que colocar os problemas na mesa e buscar soluções. A segurança pública não é só polícia. Por isso vejo o programa Pacto Pela Vida como melhor ferramenta para a redução dos crimes", comentou o governador Jaques Wagner.
No comparativo entre as ocorrências delituosas registradas em 2010 e 2011, houve aumento na quantidade de roubos a ônibus em áreas urbanas (27,8%), roubos seguidos de morte (12,5%), roubos de veículos (10,9%), roubos a casas comerciais (8,7%), estupros (4,2%) e lesões corporais dolosas (2,7%).
Explosivos
Em 2010, foram registradas oito investidas criminosas contra bancos (incluindo agências e terminais de autoatendimento) em que os bandidos utilizaram explosivos. Em 2011, tal tipo de delito chegou a 41 episódios na Bahia, um crescimento de 512%.
Últimas notícias