Os trabalhadores rurais ligados à Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar de Pernambuco (Fetraf), que protestaram em frente à sede da Sudene hoje à tarde, tiveram sucesso nas negociações e conseguiram avançar na pauta de reivindicações focada nos efeitos da seca para os agricultores familiares.
Durante a tarde, representantes dos agricultores conseguiram garantia do Banco do Nordeste (BNB) de que as linhas de financiamento destinadas para os produtores do semiárido afetados com a forte estiagem também serão estendidas para os agricultores da Zona da Mata – afetados igualmente com falta de chuva.
“A produção foi afetada e os animais estão morrendo. O BNB garantiu que vai atender os agricultores inadimplentes, para que renegociem os débitos e assim possam acessar as linhas de crédito de até R$ 12 mil. Também ficou acertado que a liberação dos recursos será feita de modo mais ágil, pois a situação está muito difícil”, explicou João Santos, coordenador-geral da Fetraf.
Com a Caixa Econômica, ficou acertado que o banco vai agilizar a análise dos processos para a construção de 1.700 casas do Programa Nacional de Habitação Rural. A demanda deve atender famílias de várias regiões de Pernambuco. Segundo Santos, se a documentação das famílias estiver de acordo com as exigências, a Caixa dará andamento aos processos.
Os produtores também se reuniram com representantes da Secretaria de Agricultura de Pernambuco e conseguiram garantia de envio de carros-pipa para regiões do Sertão onde a população está sem água para consumo humano. A Fetraf encaminhará até a próxima terça-feira a quantidade de famílias ligadas à entidade que estão em situação crítica na região e a Secretaria de Agricultura encaminhará os carros-pipa.
“Foram encontros muito produtivos e acredito que conseguimos agilizar muitas demandas. Também conseguimos uma garantia do superintendente da Sudene, Paes Landim, de levar adiante nosso pedido pela criação da Secretaria Executiva de Agricultura Familiar”, completou João Santos. Ao todo, cerca de 2.300 agricultores vieram para o protesto, que terminou no fim da tarde de hoje.