Pesquise, encontre, comente
RSS RSS - Fique por dentro
Campina Grande

  Mín.: 17ºC
  Máx.: 24ºC

Prefeitura de Fortaleza convoca 516 agentes comunitários de saúde

Publicado em 09/03/2009 - 20:43
A Prefeitura de Fortaleza, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e da Secretaria de Administração do Município (SAM), está convocando mais 516 agentes comunitários de saúde aprovados em seleção pública. Esta é a 4ª convocação dos aprovados, que somadas às demais, efetivam um total de 1.581 agentes comunitários de saúde no município de Fortaleza. A lista completa dos convocados está disponível no site na SMS (www.sms.fortaleza.ce.gov.br).

“Agora, Fortaleza está entre as cinco capitais com maior número de agentes comunitários de saúde”, informa a gerente da Célula de Atenção Básica da SMS, Lídia Costa. Ela destaca que a atual convocação ocorre em um momento mais do que propício, diante do trabalho de prevenção aos agravos à saúde próprios do período chuvoso, já iniciado pelas equipes do Programa Saúde da Família (PSF). Um dos objetivos é garantir que cada equipe de Saúde da Família conte com pelo menos quatro a seis agentes comunitários de saúde, de acordo com as recomendações da Política Nacional da Atenção Básica.

O trabalho do agente comunitário de saúde é desenvolvido junto à rotina das comunidades. Como ele reside na micro-área onde é lotado (uma das exigências da seleção pública), este profissional conhece de perto as necessidades da população, estabelecendo um elo entre as pessoas e os profissionais de saúde da unidade mais próxima. “O agente comunitário de saúde identifica mais rapidamente as crianças com baixo peso, as gestantes que ainda não procuraram o pré-natal, idosos com necessidades especiais, dentre outros casos que demandam cuidados à saúde. Por isso o município de Fortaleza, que foi um dos precursores na implantação do Programa Saúde da Família, reconhece o profissional agente comunitário de saúde como componente essencial para a efetivação das ações de promoção da saúde e prevenção de doenças”, explica Lídia Costa, acrescentando que a SMS atribui a redução dos índices de mortalidade infantil e mortalidade materna à ampliação do PSF em Fortaleza.

Saiba mais – Outros 953 candidatos aprovados em 1º lugar na Seleção Pública para agentes comunitários de saúde ainda serão convocados. No processo de convocação, que é contínuo até esgotar o número de aprovados em cada micro-área, há a observância de prioridades relacionadas a riscos sociais, ambientais e sanitários. Dessa forma, são priorizados bairros com IDH baixo; micro-áreas de risco 1 (riscos de deslizamento, inundação, alagamento, desabamento); bairros com índice de mortalidade infantil acima de 20 por 1.000 nascidos vivos (o índice geral de Fortaleza em 2006 foi de 17,28 por 1.000 nascidos vivos); índices de infestação de dengue acima de 5%; e bairros com maior número de chefes de família com renda inferior a dois salários mínimos.

Calendário – De acordo com o Edital de Convocação nº 003/2009 da Secretaria de Administração do Município (SAM), publicado hoje nos jornais de grande circulação, os candidatos convocados devem comparecer à Junta Médica do Instituto de Previdência do Município (IPM – Rua José Euclides, 187, Fátima), entre os dias 30 de março e 14 de abril, portando os exames admissionais para obtenção do Laudo Médico.

O restante da documentação deverá ser entregue na SAM (Av. Desembargador Moreira, 2875, Dionísio Torres) no período de 27 de abril a 8 de maio. Os 516 convocados – dentre eles, 16 portadores de deficiência – deverão observar o calendário específico para a entrega dos documentos, disponível no edital de convocação e no site da SMS (www.sms.fortaleza.ce.gov.br).


Fonte: Redação Com Ascom

Canais

2006-2012 © www.snn.com.br
Todos os direitos reservados.