
Centenas de estudantes participaram hoje de manhã (26/08), no Ginásio O Meninão, da abertura dos XVII Jogos Internos da Rede Municipal – Jirme. As competições serão iniciadas amanhã e se prolongarão até o dia 17 de setembro, envolvendo 110 escolas e cerca de 17 mil alunos em várias modalidades. Para o próximo domingo, dia 29/08, a partir das 8h, no Açude Velho, está prevista a realização da prova de corrida de rua. A abertura solene dos jogos foi realizada pela secretária de Interiorização do Governo do Estado e primeira dama de Campina Grande, Ana Cláudia Nóbrega, que representou o prefeito Veneziano Vital do Rêgo, que encontrava-se de retorno de Brasília. A secretária adjunta de Educação, Bernadete Farias representou o secretário Flávio Romero.
O diretor executivo do Instituto Alpargatas, principal parceiro dos jogos, Berivaldo Araújo, disse que o evento representa um momento de celebração e de alegria na rede municipal e que agradeceu a todos os docentes e gestores por sua colaboração na sua realização.
A secretária adjunta, Bernadete Farias, lembrou a importância da parceria com o Instituto desde 2005 e a repercussão positiva da iniciativa na melhoria da qualidade do ensino oferecido na rede municipal. A primeira dama justificou a ausência do prefeito e parabenizou a escolha do tema central do evento: Meio ambiente, planeta terra, como meio para a escola debater e construir conhecimento em várias áreas importantes da cidadania.
Após a abertura aconteceu o acendimento da pira olímpica, realizada por alunos do CEAI Elpídio de Almeida e o juramento do atleta, realizado simbolicamente pela estudante da Escola Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, Eloísa Pereira. Em seguida aconteceram apresentações de grupos de dança de várias escolas, do Centro Cultural Lourdes Ramalho e do um grupo de karatê do Complexo Esportivo Plínio Lemos.
Os estudantes competirão nas seguintes categorias: dentinho, até 9 anos; pré-mirim, até 11 anos; mirim, até 13 anos e infantil, até 15 anos. Serão oferecidas as modalidades de: Atletismo, Baleada, B. de Gude, Cabo de Guerra, Corrida de Rua, Corrida de Saco, Dama, Dominó, Futebol de Campo, Futsal, Handebol, Karatê, Vôlei, Pião e Pula Corda.
O principal objetivo do Jirme é promover o intercâmbio entre os alunos das escolas da Rede Municipal de Ensino; desenvolvendo os aspectos sócio-educacionais e valorizando os princípios afetivos, éticos e culturais através da prática esportiva.
Últimas notícias