
Uma reunião realizada na tarde de quinta-feira, 2, na sede da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Campina Grande, serviu para apresentar aos representantes dos 25 municípios paraibanos, em sua maioria secretários de Saúde, as exigências que eles terão que cumprir para sediarem as Bases Descentralizadas do Samu/192, que serão reguladas por Campina Grande. A reunião foi promovida pela Gerência de Atenção Especializada da Secretaria Estadual de Saúde e contou também com a presença do coordenador municipal do Samu, o médico Milton Oliveira.
A regionalização do Samu vai ampliar em quase 150% o número de pessoas beneficiadas com o serviço, que é de atualmente 380 mil, correspondentes aos moradores de Campina Grande, para uma população de R$ 927 mil pessoas. As bases descentralizadas serão instaladas nos municípios e reguladas pelo Samu de Campina Grande, que passará a funcionar em uma sede maior e receberá mais uma USB (Unidade de Suporte Básico).
No caso das bases descentralizadas, elas serão de responsabilidade dos municípios-sede, que devem seguir as exigências do Ministério da Saúde. Entre essas exigências está incluído o funcionamento das bases, que deve ser de 24 horas por dia, e que elas estejam em locais de fácil acesso, desvinculadas de qualquer unidade de saúde para que a USB, que será repassada aos municípios, seja de uso exclusivo do Samu.
Farão parte da macrorregião de Campina Grande os seguintes municípios: Soledade, Juazeirinho, Taperoá, Esperança, Arara, Alagoa Nova, Alagoa Grande, Areia, São Sebastião de lagoa de Roça, Pocinhos, Queimadas, Boqueirão, Cabaceiras, Caturité, Alcantil, Barra de Santana, Riacho de Santo Antônio, Natuba, Aroeiras, Umbuzeiro, Picuí, Pedra lavrada, Barra de Santa Rosa, São Vicente do Seridó e Cuité.
O objetivo da regionalização do Samu é qualificar o atendimento de urgência e emergência nos pequenos municípios. O Samu de Campina Grande dará cobertura a esses municípios e regulará todo o sistema de urgência e emergência, incluindo a regulação dos leitos hospitalares dos municípios referenciados.
Últimas notícias